AMERICAS

Brasil: Por que um estado foi declarado em “condições vulneráveis”?

Estas têm sido as consequências da crise venezuelana no maior país da América do Sul

Brasil: Por que um estado foi declarado em "condições vulneráveis"?

O presidente do Brasil, Michel Temer, declarou há poucos dias que o estado de fronteira de Roraima está em “condições vulneráveis”. O motivo: o afluxo maciço de venezuelanos que fogem da crise humanitária que atinge o seu país tem ligado os alarmes e forçou a nação brasileira tomar “medidas urgentes” para lidar com o afluxo de refugiados.

“O presidente Temer reconheceu por decreto a situação vulnerável como um resultado do fluxo migratório desordenado causado pela crise humanitária na República Bolivariana da Venezuela”, disse o porta-voz da presidência brasileira, Alexandre Parola, num comunicado em Brasília conduzido no 16 de Fevereiro.

Da mesma forma, o presidente do gigante sul-americano disse que ele deve implementar medidas urgentes para prestar assistência humanitária aos milhares de venezuelanos que vieram para o Brasil. De acordo com números citados pelo governo, é estimado que pelo menos 40.000 venezuelanos refugiados em Boa Vista, capital do estado fronteiriço de Roraima, que tinha uma população de 320.000 habitantes, mas pelo tempo que o valor deve ser aumentado consideravelmente, uma vez que mesmo foi relatado a formação de novas favelas compostas unicamente por venezuelanos.

As medidas propostas pelo presidente Temer e supervisionado por um Comitê Federal de Assistência de Emergência composto por autoridades federais, estaduais e municipais, garantir a saúde, alimentos, direitos humanos e segurança de imigrantes venezuelanos que chegam no Brasil numa situação vulnerávei.

Xenofobia no meio da ajuda

Apesar de auxílio adoptado por diferentes latino-americanos países para ajudar os venezuelanos que vêm em busca de oportunidades de emprego, de cuidados médicos ou de alimento tem havido relatos comum e crescente de actos de xenofobia contra cidadãos dos refugiados dos países bolivarianos o exterior.

Alguns dias atrás, um homem no Brasil decidiu para atear fogo a uma casa habitada Boa Vista vários venezuelanos, em um ato de “raiva” pela presença deles na cidade. No caso cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança de três anos. De acordo com informações fornecidas pelo chefe da Homicídios Geral, Cristian Camapum, o homem “desenvolveu uma aversão contra os venezuelanos estar disputando um ‘espaço’. De alguma forma, ficou ferido, ele disse que foi espancado na rua, e tem tido conflitos com outros venezuelanos “.

Casos de discriminação semelhantes a esta violência foram relatados em cidades da Colômbia, Equador e Peru, onde os venezuelanos e locais são protagonistas em encontros físicos ou insultos trocados, onde incitam cidadãos refugiados a deixar o lugar e enfrentar situações em seu país de origem.

Como a Colômbia, o Brasil anunciou que vai dobrar sua presença militar na fronteira com a Venezuela, a fim de monitorar o fluxo de imigrantes. Em resposta, o ministro de defesa, Raul Jungmann, especificou para meios de comunicação locais em declarações anteriores que a medida é tomada para exercer um melhor controle sobre a área, mas em nenhum caso evitará que entrem novos venezuelanos ao país.

É paralela à ajuda humanitária que Brasil depois de declarar o estado de Roraima em situação de vulnerabilidade, também anunciou que em Pacaraima, uma região que marca a fronteira com a Venezuela e é o principal ponto de entrada dos venezuelanos, um hospital de campanha será instalado para servir a si mesmos e participantes e fortalecer a rede pública da cidade de apenas 100.000 habitantes e que foi afetado devido à influência de venezuelanos que entram.

 

Latin American Post | Krishna Jaramillo

Traduzido de “Brasil: ¿Por qué un estado fue declarado en “situación de vulnerabilidad”?”

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button