AMERICAS

A saída do PPK afeta a Cúpula das Américas?

A governação democrática e a corrupção é o tema da cúpula marcada para 13 e 14 de Abril

A saída do PPK afeta a Cúpula das Américas?

Leer en español: ¿La salida de PPK afecta la Cumbre de las Américas?

A renúncia do presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski (PPK), e a subsequente instabilidade política gerada naquele país, levantou várias perguntas sobre o futuro do país em questões governamentais e diplomáticas. Uma delas é a realização da Cúpula das Américas, um evento que está programado para 13 e 14 de abril em Lima e ao qual assistiram 33 países.

Read in english: Does PPK’s exit affect the Summit of the Americas?

Na oitava cimeira para discutir os temas são a governação democrática ea corrupção, o desenvolvimento sustentável, cooperação, instituições internacionais e público – privadas. Embora o Peru ratificou a agenda será desenvolvida sob planejado, alguns analistas políticos acreditam que certas reações podem tornar-se evidentes.

O primeiro veio do Chile. O vice-presidente do país e presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, Vlado Mirosevic, pediu suspender a reunião até a democracia peruana se tenha estabilizado novamente. “A lógica é que a reunião seja suspensa porque a democracia peruana tem de ser normalizado”, disse o vice-acrescentando que a decisão de levar o novo governo peruano deve ser respeitada e “se ele continua com a idéia de realizar a reunião em Lima, é claro que o Chile para participar”.

Delegações de segundo nível poderiam ser enviadas

De acordo com declarações anteriores pelo vice-presidente Martin Vizcarra e próximo presidente da nação, Peru vai continuar com a folha de rota planejada ea cimeira terá lugar na data acordada inalterado. No entanto, a decisão será  dos representantes de cada país para participar da reunião.

É neste ponto que alguns analistas políticos dizem que seria possível para ver alguns segunda – camada enviar delegados à Cimeira dos países das Américas, ou seja, representando os vice-presidentes ou ministros comparecer. Isto poderia desencadear que líderes como Donald Trump decidiu a cancelar sua participação. No entanto, até agora a Casa Branca relatou continuar com os preparativos e relevantes para garantir o atendimento das reuniões logística Trump.

“Os Estados Unidos apóiam o Governo do Peru para sediar a Cúpula das Américas e está empenhada em defender e reafirmar nosso compromisso coletivo e regional para a democracia” e comunicado um porta-voz para o Departamento de Estado dos EUA a agência de notícias EFE.

Será que vai mudar posição contra Maduro participação?

A posição de Pedro Pablo Kuczynski sempre foi muito crítico do sistema de governo implementou na Venezuela, Nicolas Maduro. Sua posição defensor dos direitos humanos e política externa é amplamente compartilhada por Vizcarra. Portanto, estima-se que quem era a mão direita durante o governo de PPK, propor mínima ou nenhuma com as diretrizes de política externa que o Peru estava dirigindo mudanças.

A crise política e humanitária na Venezuela é uma das questões a ser abordadas durante a cúpula. No entanto, o colapso da democracia em que está mergulhado o país, o Grupo de Lima decidiu para retirar o convite para a cúpula Nicolas Maduro. Vizcarra agora tem que celebrar a sua investidura e analise com seu gabinete ou não reverter a decisão do Peru contra a participação do presidente venezuelano. Dado o endereço posição Vizcarra anterior este problema, uma mudança de cenário não é possível estimar e, portanto, para continuar sem Maduro voltou para ele o convite oficial para o evento.

Na sequência da demissão de PPK, Peru viveu dias de manifestações por cidadãos exigindo novas eleições para renovar o Congresso e completamente rejeitar Fujimori e da classe política peruana. Os grupos de manifestantes que se concentram em Lima entraram em choque com a polícia, mas foram dispersados sem consequências.

 

Latin American Post | Krishna Jaramillo

Traduzido de “¿La salida de PPK afecta la Cumbre de las Américas?”

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button